terça-feira, 31 de julho de 2012

Agosto: Mês Vocacional


Vocação: uma opção fundamental, dom do amor de Deus!

            Eis que estamos iniciando mais um mês vocacional!A vivência espiritual e pastoral desse mês de agosto nos proporciona uma intensa reflexão e motiva a celebrarmos com entusiasmo nossa vocação. Quando falamos sobre vocação, estamos nos direcionando para uma experiência muito íntima e pessoal com Deus, onde nós cristãos, nos propomos a assumir nossa missão. Somos convidados a darmos uma resposta firme e consciente a esse convite especial que nos é feito por Deus.Todo ser humano ao longo de sua vida atravessa por momentos e situações que o estimulam a tomar uma decisão, fazer uma escolha.  A vida pessoal caracteriza-se por ser uma vida “escolhida” ou “vocacionada”. Frente a esse universo de decisões humanas, evidencia-se a importância em se ter uma “eleição fundamental” ou um “projeto de vida” que abrange essa personalidade. O significado da opção fundamental representa a orientação e a direção de toda a vida para um fim.  No campo da teologia essa opção passa a ser chamada opção fundamental cristã. A grande novidade dessa nova concepção está no fato de que a opção assumida, sob essa ótica, traz consigo todos os ensinamentos e práticas de Jesus Cristo.


Algumas parábolas bíblicas como a do tesouro e da pérola preciosa, refletem imagens precisas e efetivas do carácter radical e incondicionado da opção exigida pelo Reino de Deus.  A radicalidade da escolha de seguir Jesus está plenamente expressa nas suas palavras: “Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á” (Mc 8, 35). O apelo de Jesus “Vem e Segue-me” indica a máxima exaltação possível da liberdade do homem e, ao mesmo tempo, atesta a verdade e a obrigação de atos de fé e de decisões que se podem designar como opção fundamental.
A experiência primordial do chamado ocorre por meio da vocação humana que é expressa pelo dom da vida dado por Deus, onde se manifesta o desenvolvimento dos talentos concedidos por Deus em busca da realização plena. Num segundo momento, manifesta-se a vocação cristã como um chamado à santidade, a plenitude de vida e a perfeição da caridade.  Em um processo mais profundo e consciente a vocação adquire forma junto a Igreja e se desenvolve através das vocações específicas: vocação sacerdotal, vocação religiosa, vocação missionária, vocação laical.
Na mensagem do Papa escrita em virtude do 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Bento XVI reafirma que “cada pessoa humana é fruto de um pensamento e de um ato de amor de Deus, amor imenso, fiel e eterno (cf. Jer 31, 3). É a descoberta deste fato que muda, verdadeira e profundamente, a nossa vida”.
Dizer SIM a Deus significa assumir nosso ideal como sentido de nossa vida, significa aceitar o convite com todas as consequências, como Maria, colocando sua vida a serviço de Cristo e da Igreja. É desafio à coragem e prova de confiança com que nos entregamos a Deus. Vivamos com entusiasmo nossa vocação!!!


Diácono Marlon Malacoski
 Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário